terça-feira, setembro 08, 2015

VIDA ACADÉMICA || Que material comprar?

Como é de conhecimento comum, a noite do Sábado passada foi bastante importante para os alunos que concluíram o secundário no ano lectivo anterior, e que se candidataram à faculdade. Felizmente muitos conseguiram o resultado que desejavam - muitos parabéns!!! -, e tantos outros não conseguiram ingressar no ensino superior - não desistam, ainda têm mais duas oportunidades. 

Algo que, desde Sábado, tenho vindo a ler imenso nas redes sociais é "Não faço ideia de qual é o material que um universitário compra". No meu ano de caloira também tinha essa dúvida (para vos ser honesta, acho que ainda tenho algumas), ao que decidi tentar ajudar um bocadinho os caloiros que vão comprar o material e ficam a olhar para as prateleiras do supermercado. (Os artigos que vou mencionar são os base para se levar na mochila, porque há cursos que, devido ao que é estudado, exigem outros materiais mais específicos)

Primeiramente, precisam de um suporte de escrita. Seja dossier, cadernos, blocos de notas, isso fica ao critério pessoal de cada um. Sendo uma pessoa que tem alguma dificuldade em se organizar, sempre optei pelo caderno, contudo cometi um erro crucial durante os meus primeiros 2 anos de faculdade: comprava apenas um caderno por semestre, e utilizava as cores como separador para cada cadeira. Claro que no fim tudo ficava misturado porque as folhas acabavam. Este ano optei por comprar um caderno por cadeira e acho que vai correr melhor. 

Apostem nas canetas, sejam elas de cor azul ou preta. Quando vos dizem que na faculdade se escreve imenso, acartem esse como um conselho de sábio, porque chega a uma altura em que vão ficando sem tinta umas atrás das outras. Aconselho também a ter sempre mais que uma caneta no estojo, porque pode acontecer ficar sem caneta durante uma frequência (aconteceu-me algumas vezes), ou até mesmo um colega ficou sem caneta e assim é uma maneira de ter sempre um recurso à mão (também é provável que eles se esqueçam de ta devolver, mas a isso estamos habituados desde que entrámos na escola). 

Lápis e borracha também podem estar no estojo. Todos os anos compro, apesar de não ser material que utilize com frequência. No entanto, os professores podem-vos pedir para fazer qualquer actividade e vocês optam por escrever a lápis ao invés de caneta.

Marcadores, marcadores, e mais marcadores. Seja de tinta ou de papel, são cruciais para te organizares enquanto estudante, e esses também se acabam muito depressa. Caso se estejam a perguntar para que servem os de papel, digo-vos que são excelentes auxiliares de memória, tal como para marcar páginas importantes. Também os uso como suporte de escrita quando quero escrever notas numa sebenta ou livro, e em vez de os rabiscar a caneca ou lápis, escrevo naquele pedacinho de papel e colo na frase ou parágrafo referente às notas que tirei. 

Capa de elásticos. Não digo que seja hiper mega essencial para toda a gente, mas para pessoas que, gostam de ter tudo direitinho e organizado, acho bastante importante. Com as capas de elásticos evitamos enfiar folhas e documentos no meio do caderno (onde correm um sério risco de ficar todos amarrotados nas pontas), e aí as capas entram em acção, 

Agrafos, agrafador, clipes, e outros que pertençam à família de material para juntar folhas, também são bastante importantes para a organização. Por vezes os professores dão folhas soltas e é sempre bom ter algum destes utensílios para as meter todas juntinhas, sabendo então que folha faz parte ao conjunto das outras soltas. 

A agenda escolar é também um must have, na minha opinião. Frequências, exames, apresentações orais e outros acontecimentos importantes são marcados, e para além de ser um método infalível de organização, é também uma forma de nos mantermos lúcidos perante as datas de todas estas coisas importantes. 

Em relação a qualquer outro material escolar que achem necessário, comprem. Para além destes que são os base (para mim), irão haver tantos outros que talvez achem essenciais ou indispensáveis. Como referi acima, há cursos que podem exigir outros materiais para além destes. Acima de tudo, tentem-se organizar, a organização é a vossa melhor amiga durante os anos de licenciatura!

Imagem da minha autoria, não utilizar sem autorização prévia

2 comentários:

  1. Agenda, folhas brancas e caneta é o que levo para a Faculdade :) (normalmente na pasta que nos dão no início do ano, da própria faculdade, onde levo documentos das aulas enviados pelos professores, casos práticos e afins) Em casa tenho marcadores, post-its e etc mas simplifico ao máximo e desde o fim de Secundário que não compro material escolar (só folhas! Resmas e resmas de folhas).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorava conseguir levar "apenas" isso! Mesmo assim, és uma pessoa bastante organizada, eu acho que se levasse isso na minha mala me espalhava toda porque sou desorganizada. Preciso meeesmo de ter lá as coisinhas todas para poder conseguir orientar tudo!

      Eliminar