domingo, julho 26, 2015

FAMÍLIA || O tio David e a tia Albertina

Não sou a maior fã do Verão, mas tenho duas razões para gostar e ansiar a chegada desta estação do ano: a primeira é porque estou de férias - o que não implica não fazer nada, atenção -; a segunda é que é a época em que os meus tios que estão a viver na Suécia aproveitam para cá vir fazer uma visita à família, passando assim cá 1 mês inteiro. 

O tio David e a tia Albertina são duas das minhas pessoas favoritas de todo o meu mundo. Ele conta já com 80 anos e ela com 74, mas a idade é apenas um número. Foram para a Suécia quando eram ainda jovens, apesar de já com uma filha com 6 anos idade. Partiram os três em busca de uma vida melhor, e realmente encontraram-na. Foi devido a essa melhoria de vida que lhes é permitido terem a vida que actualmente têm.  

Das coisas que mais gosto quando cá estão, é de ouvir histórias sobre o que fizeram e os planos que têm para o futuro. São histórias que, mesmo já tendo ouvido n vezes, me fazem sentar no cadeirão no canto da sala e captam toda a minha atenção. Com eles estou constantemente a aprender. O pouco que sei de Sueco, foi-me ensinado por eles; se sei andar de patins, devo-o a eles; se sei truques de magia foi porque eles mo ensinaram, apesar de um mágico nunca revelar os seus truques. Com eles, consigo ter das melhores conversas que me lembro.

São ambos pessoas extremamente curiosas, interessadas e cultas. O meu tio aprendeu imenso com a longa experiência de vida que tem, e isso faz de si uma das pessoas mais espectaculares e com mais interesse que conheço. Ele sabe um pouco de tudo: desde várias línguas faladas no mundo, até engenharia, ciências, história, conhecimento do mundo, magia, até vinhos. O tio David é alguém que necessita estar constantemente agarrado a um livro que lhe faça aprender algo. A tia Albertina, irmã da minha avó materna, não tem tantos anos de escolaridade como o meu tio, mas tem uma facilidade enorme em entender e aprender línguas estrangeiras. Para além disto, ela sabe tudo sobre corte e costura, faz roupas e adereços fantásticos, e todos os anos nos traz qualquer coisinha feita por ela. É uma pessoa super preocupada com os outros e esforça-se o mais que pode para ajudar alguém. 

Juntos, têm anos e anos de vida passados em viagens, para além de trabalho. Viajam desde que se lembram, visitam novos destinos e ficam fascinados com cada um deles. Criaram excelentes memórias de cada país e cidade que visitam. Eles preocupam-se em conhecer o mundo em que vivem. Retiram coisas fantásticas e estão em crescente aprendizagem face cada região que visitam. Interessam-se por aprender a cultura de cada sociedade residente nos quatro cantos do mundo. Comem bem, têm o seu descanso na sua casa em Malmö, dedicam-se ao máximo à filha, neto e bisnetos, vêm bem o mundo, viajam, conhecem, aprendem. Vivem o estilo de vida que sempre admirei e ambicionei. 

Têm 80 e 74 anos, continuam a viver assim e vão fazê-lo enquanto lhes for permitido. São jovens, porque velhos são os trapos. A idade é apenas um número.

fonte: weheartit

Sem comentários:

Enviar um comentário