domingo, janeiro 04, 2015

PORTUGAL DE CORAÇÃO || Artistas de rua

Estava agora a ver umas fotografias de uma das minhas dezenas de idas à baixa lisboeta, e vi umas que tirei a artistas de rua, aqueles que parecem estátuas que por vezes assustam as crianças quando elas pensam que são mesmo estátuas e, de repente, se mexem, e decidi falar sobre isso aqui, porque é algo que gosto imenso de observar nas ruas lisboetas (falo no caso de Lisboa, mas quero frisar que me refiro a todas as cidades)

Sempre que vou passear à baixa, uma das coisas que mais gosto de fazer é ficar parada no meio das ruas feita totó a observar esses artistas e é como se fosse um regalo para os meus olhos. Não só esses que estão em cima de uma plataforma e que só piscam os olhos, mas também os que passam os encantos lisboetas para o papel, num maravilhoso desenho ou os que nos animam a vista através da dança. O que estes artistas fazem, são trabalhos dignos de admirar e cujo mérito deve ser reconhecido, pois não é algo que deve ser feito do dia para a noite e requer muita dedicação, certamente.

Para além do entretenimento público, estes artistas vão para as ruas para ganhar dinheiro, e é, na minha opinião, aí que nós falhamos. Digo que falhamos porque nos limitamos a ver os espectáculo que eles dão, mas não damos algo em troca - neste caso, dinheiro. O dinheiro - ou a falta dele - é a maior razão pela qual os artistas saem de casa e nos vão "divertir" na rua. Apesar de nem toda a gente ter muito dinheiro, acho que alguns de nós poderíamos dar esse reconhecimento a estes artistas. Quem fala nos artistas, fala também nos sem-abrigo que pedem auxílio diariamente e que são ignorados. Acho que estes são assuntos que devem ter atenção por parte de toda a gente.























Fotografias da minha autoria

Sem comentários:

Enviar um comentário