terça-feira, janeiro 27, 2015

OH, LOVELY || Ser saudável

Não digo que não sou saudável, porque felizmente sou, mas não tanto como realmente desejo. Tenho um bocadinho de excesso de peso, e isso desequilibra-me logo nesta balança do saudável com a qual me debato. E é exactamente por causa disso que, com o novo ano, comecei a estabelecer algumas metas para mim em relação a este assunto. Não me sinto bem com o meu corpo, com o meu peso, com o que como e com o exercício praticamente inexistente que faço. Isto leva-me a ter motivação para começar a fazer mudanças porque se não estiver bem comigo mesma, a minha vida não vai estar bem também, preciso de um equilíbrio e tudo parte de mim. 

Comecei, acima de tudo, na alimentação. Queria fazer dieta, mas a minha avó não me deixa fazer uma dieta completa porque bem, é avó, e já reclama comigo por eu comer pouco, então se eu começar a fazer dieta, tê-la-ia sempre a dar-me na cabeça. Deste modo, tive que fazer umas adaptações e como o que comia antes, mas sempre em menos quantidade, e sempre sempre seeempre sopa. Para além disso, ela e a minha mãe obrigaram-me a comer fruta ou umas bolachas a cada 2 horas, principalmente durante a época de aulas (esta é a parte mais difícil para mim). Estou também a pensar em começar a provar aqueles batidos ou sumos de vegetais e frutas, alguns deles parecem tão bons e é mais uma maneira de incluir vegetais na minha alimentação. Todavia, ontem cometi o meu primeiro pecado de gordice desde que comecei o plano "Adriana saudável ", e planeio não voltar a comer e beber gordices muitas vezes durante um bom tempo. 

Para além da alimentação, a água é muito, muito importante e isso também é algo que me estou a obrigar a beber mais. Nunca fui uma pessoa de muita água, mas é fundamental para o nosso corpo se manter hidratado. Só que isto de tentar beber pelo menos 1 litro de água por dia está a ser um bocadinho difícil para mim, principalmente nas férias. Durante a época de aulas é-me mais fácil porque ando do lado para o outro e sinto mesmo a falta da água no meu corpo, o que me leva a ingerir muito mais este líquido. 

O exercício físico é um essencial para se ser saudável, quer se tenha ou não excesso de peso. Nunca fui muito ligada a exercício, sou uma preguiçosa assumida, mas revelo que o exercício físico me faz muita falta não são ao físico, mas acima de tudo ao psicológico. Quando andava no ginásio há dois anos atrás, era algo que me fazia muito bem à cabeça porque me conseguia distanciar de alguns demónios que viviam dentro da minha cabeça. Acho que a prática de exercício físico é fundamental para todos nós, e não é preciso querer-se emagrecer para podermos levantar o rabinho do sofá ou da cama, tal como não é preciso um ginásio para podermos passar à acção. O meu exercício ainda se remete a fazer agachamentos, abdominais e a uma espécie de yoga em casa, mas pretendo começar também a fazer caminhadas e, caso aconteça, correr. Com isto, sou fisicamente e psicologicamente saudável, é como uma lufada de ar fresco para mim. 

Isto pode parecer tudo fácil e ideal mas no início foi super difícil para mim porque tive mesmo que meter na cabeça que, se queria melhorar o meu corpo e ser mais saudável, tinha que fazer uma mudança nos meus hábitos (a alimentação não foi super difícil porque não como muitas coisas que fazem mal), principalmente no que toca ao exercício físico. Até agora estou a conseguir manter-me bem neste meu plano, mas tudo porque tenho motivação. E é precisamente graças à motivação que tenho, que consegui dar início a isto e estar melhor em relação a todo este assunto. Ainda me falta imenso para conseguir atingir os resultados que quero, mas sei que, se continuar assim, mais cedo ou mais tarde acabo por os alcançar. Desde que tenhamos força de vontade, conseguimos alcançar o que queremos, embora seja preciso imensa paciência, mas no fim veremos que vale totalmente a pena todo o esforço e dedicação à qual nos proporcionamos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário