terça-feira, janeiro 06, 2015

AMIZADE || O valor

Hoje durante o caminho para casa, comecei a pensar no valor de cada amizade por causa do que uma amiga que adoro muito falou, em relação às amizades serem diferentes por pessoa A falar mais com B do que com C. Tanto matutei no assunto, que cheguei à conclusão que, obviamente existem amizades diferentes, mas algumas podem ter o mesmo valor, tal como lhe disse a ela. 

Todos nós temos amizades diferentes, depende da pessoa, depende do que se fala, depende de quando se fala; tem dependência de uma panóplia de factores que podem ser complicados de entender. Quase todos temos um/ uma melhor amiga, seja essa pessoa amiga há muito tempo ou não. Claro que essa pessoa tem mais valor para nós do que qualquer outra senão não era considerada nossa melhor amiga, não desvalorizando o resto. 

Fora a melhor amizade, temos outros amigos com quem lidamos todos os dias, pessoalmente e por telemóvel. Neste caso, refiro-me ao meu grupo de amigos na faculdade, com quem estou diariamente e, já quando vai cada um para sua casa, não hesitamos em mandar mensagens uns aos outros e fazer chamadas. Era desse grupo de amigos de quem a rapariga estava a falar. Ela estava a dizer que, por exemplo, eu falo mais com uma das raparigas, do que com ela e outras três, e referiu que a minha amizade era maior com quem falo mais do que com elas. Pensei bastante nisso, e, tal como lhe disse na altura, isso não significa nada. Não é por não falar com ela a toda a hora que indica que não valorize tanto a amizade dela, porque quando falamos, falamos sobre assuntos sérios, tal como sabemos brincar. É uma amizade idêntica à que tenho com quem falo todos os dias. Não a valorizo menos, pelo contrário, valorizo de maneira igual, porque apesar de não ser exactamente a mesma coisa, não deixo de a adorar e de falar com ela sobre tudo. Como já disse, adoro-as a todas, e cada uma delas tem um enorme significado para mim, somos todas amigas e é com cada uma que desabafamos quando necessário, com quem rimos e temos momentos de loucura. Todas elas são como melhores amigas para mim.

Não existem amizades iguais, e não podemos forçar algo que não existe, tal como já disse outrora. Temos que compreender as diferenças e falar em mudanças, no que está bem e no que está mal, principalmente quando se trata de amizades. Cada pessoa tem o seu valor, e todos devíamos sabe-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário