segunda-feira, janeiro 05, 2015

NA COZINHA || Petit gateau

Desde pequena que vou aos restaurantes e, sempre que há petit gateau na ementa, é essa a sobremesa que eu escolho para terminar a minha refeição gordichona. Sempre me deliciei com aquele bolinho de chocolate e, a cada garfada, me parecia ficar melhor. É daquelas sobremesas que pensava serem um quebra cabeças gigante de fazer por ser tão deliciosa, mas que afinal só nos tira 20 minutos do dia. 

Hoje decidi experimentar fazer pela primeira vez, porque ultimamente tenho comprado daqueles congelados e é só esperar que o microondas faça "click" após 10 segundos de lá estar dentro. Decidi fazer porque, para além da razão explicitada ali em cima, a Rita também os costuma fazer e disse-me que é das coisas mais simples de se confeccionar. Dito isto, armei-me em pasteleira e, modéstia à parte, os bolinhos ficaram maravilhosos (tirando o facto de lhes faltar algum açúcar). 

Vou-vos pôr aqui a receita que segui por um site da internet, caso estejam interessadas/os em fazer também: 

Ingredientes:
200g de chocolate para culinária
2 colheres de manteiga
1/4 chávena de chá de açúcar
2 colheres de sopa rasas de farinha
2 ovos inteiros
2 gemas

Preparação:
1. Derrete a o chocolate com a manteiga em banho-maria;
2. Bater os ovos e as gemas com açúcar até ficar uma mistura clara;
3. Junta o chocolate derretido e a farinha à mistura anterior, e envolve com uma espátula;
4. Unta as formas com manteiga e farinha para os bolos não ficarem agarrados;
5. Leva ao forno durante 8 a 10 minutos, no máximo do forno. O meio deve ficar mole;
6. Deve-se desenformar ainda quente.

Quando pus a mistura nas formas, coloquei um quadrado de chocolate no meio e empurrei para o fundo, para o chocolate ficar derretido por dento como se quer no resultado. No fim, triturei açúcar e espalhei por cima dos bolos, como podem ver na fotografia. 

Já viram, é super simples e rouba pouco tempo do vosso dia! Os meus ficaram assim:


Sem comentários:

Enviar um comentário