quarta-feira, maio 21, 2014

OPINIÃO | Não consigo entender o anonimato

Hoje estava a falar com a Car na aula de Linguagem e Comunicação e eu comecei a falar do meu blogue e do tempo que levei para ter coragem para o criar e do rumo que ele está a ter. Admito que estou super orgulhosa do caminho que este meu cantinho está a tomar, e que não me arrependo de nada que tenha cá escrito sobre mim ou sobre outras pessoas que façam parte da minha vida, pois tudo o que digo aqui elas sabem e não tenho medo nenhum de lhes dizer o que sinto ou deixo de sentir sobre essas pessoas. 

Estava a contar à Car que já era para ter criado este "cantinho" há 2 anos porque sempre tive uma paixão enorme por moda e porque na altura achava piada porque via blogues portugueses que admirava - e que ainda admiro muito. Mas, na altura, não tinha coragem de criar este blogue porque tinha vergonha do que as pessoas podiam pensar de mim, tendo sido sempre muito envergonhada (e estupidamente preocupava-me com o que as pessoas pensavam. Agora não tenho problemas desses, felizmente, e falo o que quero). 

Subitamente, disse-lhe que não gosto nada de blogues anónimos, e não podia ter sido mais sincera. Ela perguntou-me logo o porquê, e a minha resposta foi "Não gosto porque acho que não torna o blogue nada pessoal. Já vi pessoas com blogues anónimos às quais já lhes perguntaram o porquê do blogue ser anónimo e a resposta foi: porque tenho vergonha; porque tenho medo que a minha família descubra que falo mal deles aqui; porque falo dos meus amigos e tenho receio que eles vejam, porque não sabem da existência do blogue; porque às vezes falo mal dos meus amigos aqui, de atitudes que eles têm que não gosto.". Honestamente não consigo entender isto. Talvez eu seja demasiado casmurra ou ingénua e não perceba o porquê. Não entendo qual é o mal de associar um blogue a uma cara. Não entendo o porquê de se falar mal da família e dos amigos. Não entendo o porquê de não conseguirem dizer as coisas que menos gostam aos amigos. Há bloguers que até respondem "A minha vida ficaria arruinada se descobrissem que tenho um blogue". Porquê? Juro que não entendo. Não querem ser associados a palavra a, b ou c que disseram no vosso blogue? Têm medo de ser julgados?  Posso estar a parecer muito fria ou rude, mas não consigo arranjar uma explicação plausível para tal. 

Pessoalmente, não conseguiria criar um blogue sem que esse fosse totalmente associado a mim, à minha cara, à minha personalidade, à minha essência. Não me importo que falem mal de mim porque o que vos escrevo aqui é o que eu sou, como sou diariamente, dento e fora do meu blogue. Que as pessoas me vejam e digam "esta é a Ade/ Adriana do Summer's Sun".


Sem comentários:

Enviar um comentário