quarta-feira, abril 02, 2014

EVENTO | Dia da defesa nacional

O meu primeiro pensamento quando cheguei ao Palácio Nacional de Queluz às 8:45 da manhã de hoje foi "estou tramada, este dia vai demorar imenso a passar, só quero que chegue depressa as 17 horas". Honestamente, não poderia estar mais enganada. Saí de Queluz bastante confortável e contente, embora cansada. 

Como já puderam perceber (pelo nadinha explicito título do post), hoje foi o dia em que fui ao "Dia da defesa Nacional", e, ao contrário do que quase toda a gente com quem falei que já participaram neste dia, achei bastante interessante! O dia começou com palestras separadas, cada uma delas sobre os diversos ramos das Forças Armadas: o Exército, a Marinha e a Força Aérea. Cada um destes ramos é bastante interessante, e achei muito cativante o que explicaram sobre cada uma destas vertentes que podemos seguir militarmente. 

O lema das Forças Armadas é "Heróis do Mar, da Terra e do Ar", e acho que não haveria melhor forma de descrever o trabalho que os militares fazem por nós, cidadãos, e pelo nosso país. É realmente incrível saber o que eles fazem, os seus objectivos e as suas ocupações mais os meios pelos quais combatem e protegem. Todas as palestras a que assisti foram interessantes - como já frisei anteriormente - mas a que mais me "tocou" foi a Marinha. Porquê a Marinha? Porque me identifico, porque desde pequena que oiço o meu avô a falar sobre barcos, a fazer os nós e a ensinar, porque adoro mar e, embora toda esta adoração, também sei que o mar é muito perigoso, e a grande função que têm na Marinha é proteger o mar, ou seja, (tentar) salvar quem tem acidentes marítimos, avisar através de emissores se o mar está muito descontrolado, de modo a tentar evitar todas as tragédias que no mar aconteçam. Outra coisa que achei muito interessante nas funções da Marinha, foi o combate constante contra os piratas que fazem das pessoas reféns e que pedem resgates. Neste momento, este ramo das Forças Armadas está a combater os piratas Somalis (da Somália), pois têm sido os mais problemáticos. 

Para além destas palestras, quem quis pôde mexer nas armas que lá estavam, e ameiiii esta parte, mexi em todas as armas e na minha cabeça estava a criar um cenário em que eu era do Exército e tinha as armas ao ombro e estava a combater o inimigo, ahahhah!

Em suma, o comer não era assim tãoooooooo mau! Hoje era bacalhau no forno com batatas no forno também, e não estava nada mau! A única coisa que tinha a apontar na comida era que o bacalhau estava muiiito salgado, mas não foi o fim do mundo nem nada parecido! Até que hoje nem ouvi ninguém a reclamar do almoço, o que deve ser um bom sinal, certo? 

No fim de tudo, assistimos ao arrear da bandeira portuguesa, ou seja, vimos os militares indicados para tal função, a tirar a bandeira da haste, acompanhado de trompetes e de um silêncio absoluto por parte de todos. 

Como já puderam entender, saí bastante feliz (e cansadaaaaa) de Queluz, tendo ficado bastante surpreendida com tudo o que ouvi que foi dito pelos militares (e também surpreendida com o almoço!), e também fiquei bastante surpresa comigo, pois nunca pensei que me fosse interessar tanto por uma temática que nunca me interessou outrora, e pela qual só tinha conhecimento através de filmes de guerra. 


E vocês, já foram ao "Dia da Defesa Nacional"? Se já foram, que experiência tiveram? 

Bisou, Ade 

Sem comentários:

Enviar um comentário