sábado, março 22, 2014

SOCIEDADE | A moda de fumar

Hoje estava no Facebook e vi uma publicação num grupo de uma rapariga que devia ter uns 13/14 anos a perguntar "Quem daqui fuma tabaco, erva, etc?". Fiquei um bocado chocada com as respostas de rapariguinhas com 12 anos a dizer que fumam as duas coisas, e todas orgulhosas de o fazerem. Mas não percebo o porquê. 

Nunca entendi ao certo a "moda de fumar" para parecer fixe. Apenas não me cabe na cabeça, e, de certa maneira, revolta-me. Porque? Porque são miúdas e miúdos com o mínimo de 11 anos, que deviam estar a brincar com bonecos ou com os amigos, estão a fumar para serem fixes em frente aos mais velhos da escola, secalhar para atrair rapazes e raparigas mais velhos que fazem o mesmo, para lhes mostrar que eles também já são crescidos e que valem a pena para ser amigos ou namorar. 

Isto deixa-me bastante chateada, porque eles estão a crescer muito mais depressa do que deviam. Eles estão na idade de brincar, jogar às escondidas, de comprar gomas, não de comprar tabaco. Não sei se eu é que sou "antiquada" relativamente a este tema, ou se eles é que são demasiado à frente. Mas não sei o que é pior: se eles andarem a gastar assim o dinheiro que os pais lhes dão para comer, ou se os pais saberem e não fazerem nada, para além de continuarem a sustentar os seus vícios. Isto é um problema extremamente grave na nossa sociedade, que devia ser uma alerta para toda a gente. 

Mas outra coisa que não percebo é a quantidade de informação que nos rodeia diariamente sobre os perigos do tabaco, mas mesmo assim as pessoas não querem saber. Diz-se que temos os nossos pais como exemplo, e é verdade, mas sendo eles um exemplo, devem informar os filhos do perigo das coisas, principalmente hoje em dia. Os meus pais são fumadores, tal como o meu padrinho, e eles sempre me avisaram do perigo do tabaco. Mas foi mesmo por eles me alertarem para esses perigos, que eu sempre lhes dei na cabeça para eles largarem esse vício malicioso. 

Eu tenho uma irmã que vai fazer 7 anos no próximo mês, e tenho imenso receio que ela se torne uma destas crianças que quando tiver 12 anos também fume e se vista que nem uma pega como as miúdas que vejo na rua. Aliás, mesmo que eu não fume, vou sempre alertá-la dos perigos que o tabaco traz, e que ela tem todo o tempo do mundo para viver todas as fases. Mas para ela não querer antecipar as coisas. É isto que todas as crianças deviam fazer.

(imagem retirada da internet)

Sem comentários:

Enviar um comentário