sexta-feira, março 21, 2014

INTERNACIONAL | Dia Mundial da Poesia

Como já puderam ver ao lerem o título deste meu mais recente post, hoje é o Dia Mundial da Poesia! 

Pouquíssimas pessoas sabem que eu adoro poesia. Para mim, escrever um poema, é uma maneiras mais românticas de mostrar amor. O meu namorado escreveu-me uma vez um poema lindo, pelo qual fiquei apaixonada. Lembro-me também de quando era pequena e fui ao Algarve para ir a um casamento com os meus avós, e estava a passear na rua e vi um artista de rua a vender pequenos livros de poesia ilustrados por ele mesmo. Comprei um livro, e fiquei deliciada com os poemas que lá estavam. Ainda o guardo com muito carinho. 

Mas os poemas não se tratam apenas de amor. Acho lindo as pessoas que escrevem poemas de várias temáticas, para expressar os seus pensamentos, sentimentos, desabafos, para se auto-ajudarem e para ajudarem os outros. A poesia tem um impacto enorme nas pessoas que gostam de verdade da mesma, e já ajudou imensa gente, e tenho conhecimento de casos em que a poesia já salvou vidas. Acho lindo. 

Das coisas que mais gosto na poesia, é da delicadeza das palavras, das metáforas, da codificação que nos permite andar à volta dela e que nos cativa de tal forma, que não largamos o poema até decifrar por completo o que lá está escrito. Há quem viva para a poesia, e pela poesia. 

E claro, sendo eu uma amante de poesia, tenho um poema favorito. Chama-se "Cântico Negro", e é de José Régio. 


E vocês, gostam de poesia? Têm algum poema preferido? Partilhem aqui! 

Bisou, Ade 

1 comentário:

  1. Confesso que não ligo muito a poesia, acho o Fernando Pessoa um génio e adoro-o, mas é dos poucos que gosto realmente :p

    ResponderEliminar